domingo, 18 de dezembro de 2016

Alguns Conceitos Importantes.

Olá pessoal. Eu queria começar com a mão na massa, porem achei importante, primeiro ressaltar sobre algumas bases que servirão de apoio.
Para começar é necessário compreender alguns conceitos. Embora essa parte seja um tanto tediosa a principio, ela é extremamente importante, uma vez que dela advém todos os elementos gráficos.

O Ponto.

O ponto é  menor unidade gráfica. Ele gera foco quando está sozinho, e guia o olhar através de um caminho quando acompanhando de outros. Dependendo do uso ele pode dar a sensação de textura ou mesmo degrade quando a distancia e a sequencia entre eles é variada.
veja os exemplos:


Em uma folha em branco o olhar ficar disperso, mas adicionando um ponto o olhar é direcionado para ele.
Uma serie de ponto pode gerar um caminho guiando o observador.
   
Esse é um exemplo de como diversos pontos podem ser utilizados para dar um efeito de degrade.
A Linha.

Sua principal função é ligar dois pontos. Cria um trajeto visivel dando movimento do ponto inicial ao final. Por passar a impressaõ de direção é que sugere essa ideia de movimento. Também pode ser interpretada como um aglomerado de pontos.
Existem varias diversidades de linhas:

Linha Reta - horizontais, verticais e diagonais, retas que unem dois pontos
Linha Quebrada - que se desdobra fazendo uso de retas para ligar os pontos. Utilizando angulos quebrados.
Linha Curva - linha traçada de forma sinuosa sem ângulos quebrados.

Há ainda a Linha Mista - resultado da mistura das anteriores.

O Plano (ou Forma).

Define-se como plano o deslocamento de linhas ou pontos que separa um espaço interno de um externo. Um exemplo é o famoso quadrado, que pode ser considerado um conjunto de quatro linhas retas (ou uma única linha quebrada é relativo), é um plano. O circulo também é um plano formado por uma única linha curva; embora algumas vezes se tenha a ideia de circulo e ponto são iguais isso não é verdade, pois um ponto ocupa uma parte ínfima do espaço utilizado e não precisa ser necessariamente redondo. Linhas mista também podem formar planos, o que dá aos desenhistas um leque infinito á se trabalhar.Ou também, quando um conjunto de linha separa um elemento em duas parte: parte externa e parte interna.

Exemplos de planos. Demonstrando que em cada caso h divisão entre parte externa e interna.
Concluindo.´

Isso é o começo de tudo. Treinar rabiscando algumas folhas para ganhar firmeza na mão e familiaridade com as formas é um processo importante, por isso pegue um tempo no seu dia e só rabisque. Faça linhas retas, curvas, mistas, quebradas para soltar a mão. Também (e principalmente) desenhe diversas formas geométricas de diversos tamanhos (principalmente círculos, quadrados, triângulos, etc), elas serão importantes.

Importante rabiscar forma variadas para ganhar firmeza na mão. Esses são exemplos.


O começo foi um tanto quanto didático mas entender esse conceito é crucial, pois o uso de diversas forma é a base para o que virá á seguir.

Para ver alguns de meus desenhos é só visitar:

Blogspot:

Deviant Art:

Espero que até aqui tenha sido util. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário