quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Cartoon (ou cartum).

Primeiro vou começar pelo estilo cartoon (cartum). Por se tratar de um estilo mais simples e que utiliza formas bem básicas de construção é perfeito para começar. E como já estou um tempo sem desenhar é legal para ganhar firmeza no traço. Estarei fazendo os traços no computador, pois assim é mais fácil editar as imagens para que vocês possam ver com clareza o passo á passo além de ser um bom exercício para mim treinar no pc), mas podem usar lápis ou lapiseira em uma folha de papel.
Vamos primeiro conhecer um pouco sobre esse estilo.

TIRINHAS.

O cartoon começou como um modo de protesto, através de tirinhas satíricas sobre o meio politico m geral na Europa. Hoje utilizado em todo mundo para esse mesmo proposito, mas estendendo-se para acontecimentos gerais e não somente em politica. Pensamentos filosóficos também são bastante recorrentes e observações cotidianas chamam bastante atenção. Dentre esse tipo conhecido como tirinhas são bem conhecidos Hagar O Horrível (Dik Browne), Garfiel (Jim Davis), as tirinhas de Angeli, Calvin e Haroldo (Bill Waterson).
O estilo do desenho é bastante simples. O traço geralmente é feito de forma bem instintiva, normalmente usando formas geométricas bem simples.

Imagens da Internet.

 QUADRINHOS E ANIMAÇÃO.

Devido á alguns ponto que se assemelham ás tirinhas. O termo Cartoon passou á se usado também para definir o estilo de desenho de alguns tipos de quadrinhos e de animação. No inicio (alguns desenhos animados até hoje) as semelhanças eram bem poucas. Mas como todo tipo de arte ela evolui, desta vez evolui de uma maneira que possui segmentos dentro dela.
Algo comum é a grande demanda de personagens antropomorfizados, isto é, animais que possuem feições e movimentação que lembra seres humanos. Um bom exemplo são os personagens do Lonney Tunes, Cartoon Network e Disney.

Imagens da Internet.

Há também dentro deste segmento desenhos que contam historias curtas os fabulas, usando personagens humanos estilizados. Os Simpsons são um bom exemplo de curtas humorísticas com traços exagerados, enquanto a Disney se mantem com traço estilizado que mantém a proporção de um corpo humano normal (com alguns ressaltos relevante, quando necessário) e com um definição desproporcional dos olhos e cabeça em relação ao corpo.

Imagens da Internet.

É isso por enquanto. Na próxima já vou começar a rabiscar. Enquanto isso vão treinando as linhas e formas que mencionei no post sobre "Alguns Conceitos Importantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário