domingo, 1 de janeiro de 2017

Desenhando Charges.

Olá pessoal. Feliz 2017 para todos, muita paz e alegria . Tudo de bom e que tudo corra bem nesse ano.

Para começar vamos falar das charges que normalmente se veem no jornal. Elas também são consideradas uma forma de cartum. Tanto que como mencionado no post anterior, o inicio do cartum foi justamente como uma forma de critica politica na forma de desenhos satíricos.
Esses tipos de desenhos, em sua maioria, são feitos de maneira bem instintiva. Apesar disso ele seguem um padrão de linhas bem especifico, que uma vez criada e memorizada pelo autor tornar o traço mais leve e coerente. Muitas vezes vemos desenhistas desenhando quase sem utilizar linhas base, mas isso é porque depois de muito tempo ele visualiza os padrões de sua obra mentalmente. Os desenhos são simples devido á sua base de construção, normalmente junção de formas geométricas simples. Veja as linhas de construção utilizadas em amarelo nos exemplos:

Imagem da Internet.

Imagem da Internet.

Imagem da Internet.
Fazendo um desenho.

Por isso foi dito para treinar exaustivamente linhas e formas geométricas. Como esse tipo de desenho é bem simples vamos nos focar nas formas, fazendo alguns desenhos.

1º Desenhe formas básicas. A cabeça na maior parte das vezes são elipses ou círculos. Aproveite também para fazer os narizes com elipses. O corpo pode ser um quadrado ou retângulo (também para as pernas e braços), bem como também círculos ou ovais , depende da sua criatividade. Uma linha para que possa se guiar onde é o centro do personagem também é bem vinda, pois quando ele está de lado a perspectiva deve ser levada em conta. Veja em azul:





2º Logo em seguida os detalhes são adicionados. Lembre-se por se tratar de um desenho cartum tipo charge aas linhas devem ser tratadas de forma instintiva, básica. Tem que se passar uma ideia ao mesmo tempo que mantem o traço caricato. Justamente esse senso de traço caricato que nos dá certa liberdade para tratar o desenho, na maioria das vezes os detalhes são insinuados de forma bem simples mesmo. Veja em vermelho:




3º Nesta etapa as linhas são refinadas e detalhes finais são inseridos. Linhas das roupas e das expressões. Veja em preto por cima das etapas anteriores, seguido do desenho pronto:

4º Caso queira finalizar o desenho, da técnica á sua escolha. Aqui eu finalizei digitalmente:



Lembrando da etapas.

Existem diversas maneiras e combinações possíveis que se pode usar com  as formas geométricas e linhas. Como disse isso é de acordo com a criatividade de cada um. Nesse estilo de desenho charge o importante é saber que ideia quer passar. É um estilo simples e que tem força, apesar de ser divertido.
Eis alguns exemplos lembrado das etapas anteriores:

1º Formas e linhas base.


2 º Definindo detalhes.

3º Refinando o desenho e definindo os detalhes finais.


4º Dando cor. Seja digitalmente, á lápis, tinta ou qualquer outro meio.



Considerações finais.

Bem pessoal, isso é tudo por hoje. Espero que tenham gostado. Achei interessante começar com algo simples e descompromissado. A ideia principal é de usar as formas básicas para criar personagens caricatos do tipo charge, por isso treinem das mais variadas formas, observem algum artista desse estilo que vocês gostem e trace as linhas de construção para aprender. Espero sinceramente que tenham gostado.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário