sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Usando Formas Geometricas para Desenhar Rostos Cartoon

Na postagem anterior falei de como as forma geométricas para construir um desenho simples. Como as formas geométricas são fundamento para o desenho vou dar aqui alguns exemplos de como podem ser utilizadas para construção de rostos do tipo cartum.

Vou usar três formas geométricas para dar exemplo: triangulo, oval e quadrado.

1º Desenhe as formas básicas. Trace uma linha base que ira limitar o meio do rosto; essa linha serve de controle caso se queira fazer o rosto virado em outra posições ( veja os exemplos utilizados, virado para frente meio de lado e perfil).


2º Em seguida adicione detalhes. Olhos são normalmente círculos, ovais; lembre-se formas geométricas. O nariz também é uma mistura de formas normalmente triângulos, retângulos ou quadrados. A boca pode ser uma linha, enquanto as orelhas são linha curvas.
3º Aqui o rosto é refinado e detalhes como cabelos são acrescentados. As vezes usar alguma referencias de cabelos de pessoas ou fotos pode ajudar; o cabelo pode ser feito de diversas maneiras, com poucas linhas com no "exemplo triangulo", com conjunto de linhas curvas como no "exemplo oval" ou linhas retas  demarcando o limite do penteado como no "exemplo quadrado".

4º As linhas guia em excesso são apagadas deixando somente o contorno do desenho.


A sobreposição dos passos anteriores:



5º Detalhes finais são adicionados, como íris do olho e marcas de expressão; e correções são feitas como no cabelo, proporção do olho, etc. E aqui também o traço é refinado.

6º Depois é finalizar o desenho da maneira que desejar. Estou finalizando digitalmente, mas o método pode variar. Eu finalizo digitalmente para ganhar alguma experiência mas você pode finalizar como quiser.




Isso é tudo por hoje. Espero que tenha ajudado e que também tenham gostado. Visitem também o meu outro blog onde postei meu primeiro desenho de 2017.

http://dragondensetsu.blogspot.com.br/2017/01/primeiro-desenho-de-2017-personagem.html

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário